Moda e estilo
MODA E ESTILO
GABRIELA DE SOUZA LOPES
SETEMBRO DE 2012
GAROTAS DE SÃO PAULO: IMAGEM DE UM CORPO VESTIDO PELA MODA
Resenha critica.
A relação entre corpo e moda será pensada, a partir do sentido mais básico, isto é, o corpo enquanto suporte e a moda enquanto vestimenta.
Penso que o estudo do corpo é algo bastante curioso, pois nem toda vestimenta que fica boa em um corpo ficará legal em outro, isso porque cada pessoa tem o seu biotipo e seu estilo, cada biotipo tem suas características, assim como vestimentas mais adequadas a cada um deles.
“Eu estou me comportando autonomamente quando eu escolho as minhas roupas?”
Na minha opinião com certeza não, devido a vários fatores como o próprio biotipo, cultura, a zona em que mora, tudo isso influencia no modo de vestir das pessoas.
Certo que enquanto individuo temos nossas escolhas e opiniões próprias, mas com todos os fatores que nos influenciam a cada dia, fica difícil termos autonomia quando o assunto é vestimenta. Como por exemplo, uma pessoa que mora e trabalha na zona rural deve estar vestida com roupas mais leves, ficando a vontade para os diversos movimentos que poderá fazer, e não usar, por exemplo, um vestido ou até mesmo salto alto. Isso muda totalmente quando falamos em zona urbana, pois na cidade existem aqueles trabalhos que exigem da mulher usar um salto.
As mulheres em alguns momentos não podem comprar/usar determinadas roupas por causa do seu biotipo que é o formato geral do corpo, pois algumas não a favorecem deixando a mostra aquilo que deveria ser escondido, mas isso varia de pessoa para pessoa, justamente porque cada um tem o seu. Acredito que cada vez mais se vê tanto homens quanto mulheres em busca do corpo que desejam, de uma boa aparência e de uma boa vestimenta, com isso as crianças acabam se espelhando nesses adultos querendo ter as melhores roupas e que estejam na moda, os melhores sapatos e até mesmo um bom visual, e por vezes penso que isso só