Moda Romana
A moda em Roma foi desenvolvida sobre um conceito de hierarquia de status, associada a funções e estatutos. E foi influenciada pelos os gregos.
Aos poucos a moda romana foi assumindo um carácter cada vez mais ligado ao luxo.
STOLA
Era a tradicional vestimenta da mulher romana, um vestido longo e plissado, com ou sem mangas, sustentando nos ombros, por alças arrematadas por fíbulas. A stola possuía algumas variedades de cores como amarelo, azul, branco, vermelho, sendo normalmente feita de lã , algodão ou seda.
TOGA
De ponto de vista social a toga era a marca distinta de um romano e apenas homens considerados cidadãos livres e nascido em Roma podia utiliza-lo .
Era proibido para as mulheres de respeito, as mulheres que usavam era consideradas desonrosas, meretrizes ou divorciadas por motivo de adultério.
As togas diferenciavam conforme a função social e a idade de quem a vestiam.
Toga sórdida: Usada pelos os pobres.
Toga Viril: Era utilizada pelos os meninos de 14 anos aos 17. De tecido branco muito simples usada em ocasiões formais.
Toga Virilis: Uma toga lisa de lã branca, usada pelos os rapazes a partir dos 17 anos, que significava a entrada na vida adulta e começo do uso era marcado por uma cerimônia. Toga Picta: De cor púrpura e decorada com fios de ouro, usada pelos triunfadores e posteriormente pelos imperadores.
Toga Pulla: Usada em situação de luto ou como forma de protesto contra atos do governo, na cor preta ou marrom.
Toga Trabea: Era totalmente púrpura ou ornamentada com ricas horizontais de cor púrpura usada pelos áugures e sacerdotes, durante os rituais.
Toga Cândida: Usada por candidatos e cargos públicos, cuja cor branca era realçada através de calcário. Toga Praetexta: Possui uma tira na cor púrpura em sua borda , era usada por alguns magistrados e imperadores em ocasiões especiais.
TÚNICA
A túnica era feito de dois pedaços de tecido, geralmente de linho costurados, vestido pela cabeça e presa