Moda no rj
Objetivo: Construir um panorama do mercado da moda no RJ para novos designers, apresentando as oportunidades para quem está pensando em abrir sua própria marca.
O Brasil na moda
O mercado da moda no Brasil vem crescendo muito perante ao cenário fashion mundial. Podemos dizer que o “Brasil está na moda”. Hoje ocupamos o 6º lugar no ranking mundial dos maiores parques têxteis do mundo. Somos referencia em segmentos como acessórios, moda praia e jeanswear. Estilistas brasileiros como o Oskar Metsavath, lenny Niemeyer, Daniela issa e Carlos Miele são alguns dos grandes nomes que exportam nosso mercado para fora.
No Brasil, o setor é reconhecido pelo Ministério da Cultura como uma das mais importantes expressões da diversidade cultural e também de grande potencial econômico.
A estrutura do mercado
As empresas de pequeno e médio porte representam cerca de 70% da produção, no entanto, a maior parte dos empregos do setor é gerada nas empresas de pequeno porte.
As mulheres continuam sendo as grandes consumidoras de moda no país, correspondendo a 41% da produção, o público masculino vem crescendo nos últimos anos e hoje já é 35%, a moda infantil 18% .
O mercado da moda no RJ
A moda no Brasil é bastante diversificada, devido a riqueza da cultura nacional.
O sudeste representa cerca de 54% do volume de comercialização e maior diversificação de estilos.
Em SP temos um estilo mais comercial.
Em Mg, a moda se apresenta de forma mais artística.
No RJ enfim, encontramos um estilo mais casual.
O rio de Janeiro é a cidade da vez.
Até pouco tempo atrás, a São Paulo era tida como a principal capital brasileira no ramo. Hoje, por conta dos grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e, também os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro ultrapassou a capital paulista e hoje é a capital fashion do Brasil.
O dna carioca
Em meio ao caos urbano e um cotidiano