Moda medieval
As mantilhas, bem semelhantes aos véus, eram usadas por viúvas ou devotas.
Chemise era uma camisa de mangas longas, usada como a primeira peça, ou seja, roupa de baixo. Bastante usado no vestuário masculino.
As botas são muito usadas hoje, principalmente no inverno. Na idade média, era usada em quase todas as ocasiões e sempre feitas de couro de vaca ou cabra. As túnicas eram usadas por ambos os sexos, mas em sua maioria faziam parte do guarda-roupa feminino. Eram usadas também por sacerdotisas, sobretudo antes da dominação cristã. Hoje, são referencia à batas e vestidos, principalmente de noiva.
As traças voltaram a ser tendencia. As tranças medievais são bem complexas e por vezes formam uma coroa em volta da cabeça. Os estilos variavam conforme o local e a classe de quem a usava. Os acessórios sobreviventes hoje são adornos como anéis e medalhões. Os símbolos celtas estão presentes em roupas, bolsas e acessórios. A pedraria também é bastante utilizada.
Embora a maior parte dos filmes e séries não permitam precisar suas referencias, por usarem locais e povos fictícios, são uma rica fonte de referencia ao que se usa hoje, principalmente pelos fã do gênero. Abaixo uma compilação de imagens da série Game of Thrones e os filmes Senhor dos Anéis, Eragon e Brumas de Avalon. Nestas imagens podemos observar o uso de coletes, calças e umas grande variedade de vestidos. Fato que provavelmente deve-se a escassez de informações sobre os povos bárbaros e orientais, uma vez que a história da idade média foi bastante