moda de coco chanel
Site: http://missowl.com/pt-br/moda-de-coco-chanel/Ouve-se aos quatro cantos que Coco Chanel (ou Gabrielle Chanel) revolucionou a moda. Como? Quando? E por quê? São perguntas, entretanto, que poucos sabem responder. O que uma mulher de origens paupérrimas, sem instrução aristocrática, teria a acrescentar à moda? Lembrando-se que a moda só existia nas altas classes. O que teria feito a ponto de impressionar de tal forma a sociedade e escrever seu nome na história?
Chanel conseguiu tornar chique o simples. Trouxe conforto, praticidade e, por que não, liberdade às mulheres. A sociedade estava pronta para mudanças e acolheu as inovações de Chanel imediatamente. Os demais profissionais do ramo, entretanto, viam na designer uma inimiga imoral (Coco desafiava os costumes da época com suas inúmeras aventuras amorosas).
Apoiada por seu então amante Etienne Balsan, Chanel dá início ao seu primeiro empreendimento em Paris. Em seguida, quando já envolvida com seu grande amor Arthur Capel, e com o apoio financeiro dele, Chanel expande seu negócio, abrindo uma segunda loja em Deauville. Daí em diante, a marca segue em ascensão, fechando durante a Segunda Guerra Mundial. O caso de Coco Chanel com um oficial alemão, em tal período, foi condenado pelos franceses, que a exilaram, comprometendo seus negócios. Sua aposentadoria, entretanto, foi, felizmente, interrompida. Reabriu a grife em 1954, quando contrariada pelo New Look de Dior, encontrou motivação para voltar a criar.
Seu primeiro foco foram os chapéus, os quais eram elaborados em modelos simples, mas elegantes, sem os ornamentos da belle époque. E pode se dizer que o restante foi acontecendo muito que por acaso.
Chanel inspirava-se em si mesma para criar. Satisfazer suas próprias necessidades era seu objetivo. Ao vestir um suéter masculino, causou sensação. Logo, então, encheu sua loja deles. Outra vez, em Deauville, viu-se imitada pela blusa marinheiro que costumava usar, o que lhe