Moda Ara Be
O islamismo como religião, tem como preceito que as mulheres não devem mostrar seu corpo e rosto na rua, apenas para os maridos, já que isso poderia despurificá-las, portanto a utilização das tradicionais burcas, que para os ocidentais, as envolvem em tanto mistério e faz com que, em geral, ocorra uma visão preconceituosa quanto ao uso do véu. O uso do véu depende das leis de cada país, entretanto, desde os anos 70, em países cujo o véu já foi abolido, várias mulheres continuam usando, devido a um fenômeno chamado: “ Despertar Islâmico”. Dependendo da cor e da forma de prender o véu, isso pode mostrar a que grupo religioso a pessoa pertence.
Mulheres que usam o niqab (que deixa a mostra apenas os olhos) ou o Khimar (uma peça que cobre os cabelos e os ombros), mostram que acreditam que não devem ressaltar as formas do seu corpo, como renunciam a distinção social, preceitos que são encontrados no Alcorão. Essas peças não possuem corte e modelagem diferentes e são feitas em cores sóbrias.
Para essas mulheres, religião, moda, cultura e política estão intimamente ligados. Em Londres, Paris e Amsterdã há circuitos de moda e tendências de diferentes tipos de véus e de toda a vestimenta de mulheres muçulmanas. No Oriente Médio, em lugares como Istambul, Dubai, Cairo,Kuala Lumpur e Jakarta, há uma efervescência e consumo dessa moda tão exótica. No Brasil, o mercado de moda islâmica está se desenvolvendo na internet.
Link do desfile: http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-hoje/v/desfile-de-moda-arabe-mostra-beleza-e-luxo-das-roupas-em-londres/2807755/
Fonte: http://www.sisgeenco.com.br/sistema/enec/enec2012/ARQUIVOS/GT3-125-60-20120820134217.pdf