Mod5.2

7091 palavras 29 páginas
A Política
Pode-se defender que a política diz respeito não só à relação com o poder mas também a conceitos como a liberdade, a igualdade, os direitos dos cidadãos, a subordinação e a dominação, as relações sociais, etc.

A Visão de Maquiavel
Em 1513, o italiano Maquiavel (1469-1527), no seu livro O Príncipe, apresenta uma nova visão do que é a política, vendo-a como a arte de conquistar, exercer e manter o poder.
Na concepção de Maquiavel, a política deixa de ser vista como algo virtuoso e já não corresponde a uma preocupação de mudar o indivíduo ou de melhorar a vida social.
A política é, para o autor florentino, a busca de glória, riqueza e poder, e não importa o que o governante faça, desde que seja para manter-se como autoridade máxima.
Os poderosos limitam-se, portanto, a fazer tudo o que desejam, sem necessidade de apresentação de justificações, manipulando a opinião pública e procurando manter o poder.
A visão de Maquiavel revela, evidentemente, uma interpretação bastante pessimista da natureza humana.
Maquiavel afirma que o governante deve saber ser dissimulado (actor, manipulador, enfim, mentiroso) desde que isso sirva a sua apetência de poder. Contudo, quando tiver de ser dissimulado, o governante não deve dar ideia de que o é (a mentira e a encenação ao serviço da política).
Segundo Maquiavel, o governante deve aparentar possuir certas virtudes (clemência, benevolência, humanidade, rectidão e religiosidade). No entanto, não é necessário que as possua efectivamente, mas deve aparentar possuí-las. Maquiavel afirma mesmo que pode ser prejudicial, para quem faz política, possuir aquelas virtudes, embora o melhor seja sempre aparentar tê-las.
Mas Maquiavel vai ainda mais longe ao referir que o político deve estar preparado para, caso lhe convenha, agir ao contrário daquelas virtudes.

A Visão de Aristóteles
Política é a ciência que tem por objecto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na

Relacionados