Mod_6
MÓDULO VI – O CONFLITO NA NEGOCIAÇÃO
Abordaremos nesse módulo o conceito de conflito e a sua permanência no processo de negociação, abordando sua natureza, suas causas e os efeitos positivos e negativos inerentes às partes envolvidas.
A origem da palavra conflito vem do latim conflictu que significa embate dos que lutam, desavença, guerra, luta, combate, o elemento básico determinante da ação dramática, a qual se desenvolve em função da oposição e luta entre diferentes forças.
Em todo processo de negociação devemos lidar com os conflitos que, encarado de uma forma positiva, procura investigar o que pode trazer de benefício em relação as diferentes opiniões e visões, assim como a possibilidade de aprendizagem e crescimento em termos pessoais e culturais.
Segundo Martinelli (2006, p.46): “nós não devemos ter medo do conflito, porém devemos reconhecer que existe um modo destrutivo e um modo construtivo de proceder nos momentos conflituosos”. Devemos encarar o conflito não de uma maneira pessimista, mas gerando um efeito construtivo nas relações interpessoais.
O conflito tem origem entre duas pessoas, entre dois grupos, um grupo e uma pessoa, uma organização e um grupo, enfim, em diferentes âmbitos e naturezas. A seguir, temos as diversas naturezas do conflito. São elas:
- Conflito de opiniões;
- Conflito de interesses;
- Conflito de necessidades.
Como as organizações são formadas por um conjunto de subgrupos e interesses divergentes, são considerados verdadeiros grupos de conflitos, em decorrência de diferentes personalidades e desejos.
As principais causas dos conflitos nos processos de negociação podem ser:
Diferenças de personalidade
São evidenciadas como explicação para as discussões e desavenças entre colaboradores no trabalho. No momento das desavenças são mostradas algumas características comportamentais indesejáveis do outro lado.
De acordo com Miranda (2003, p.41): “o diagnóstico preliminar ajuda a antecipar o