mochila pesada
Por que deixar a mochila pesada em casa
Quando os pequenos crescem, abandonam as malas de rodinha e passam a carregar o material escolar nas costas. Então, se não houver cuidado da escola e dos pais, o trajeto até a escola pode ter consequências danosas à saúde das crianças. A mochila pesada, cheia de livros e outros materiais, pode aumentar em até 15% o peso corporal do aluno, o que aumenta a incidência de dores nas costas.
Mochila pesada é um problema sério que deve ser enfrentado pelos pais. Foto: Shutterstock
Isso acontece principalmente quando a mochila pesada puxa a criança ou o adolescente para trás, pois ele acaba dobrando a coluna e formando um arco na região das costas. Estar nessa posição por muito tempo, ano letivo atrás de ano letivo, comprime a coluna e pressiona os discos entre as vértebras dela.
Assim, a mochila pesada acaba fazendo a criança caminhar com as costas inclinadas para frente, numa tentativa de equilibrar melhor o peso. Com este hábito, ela está exposta à mápostura constante, podendo ficar com os ombros cronicamente arredondados.
Além disso, por ter que levantar a cabeça para conseguir enxergar à frente, o pescoço e alguns nervos da região acabam comprimidos, causando dores crônicas que podem atrapalhar os estudos, entre outras atividades.
Como evitar problemas com a mochila pesada
Uma forma de evitar dores nas costas e no pescoço, além de manter a postura correta, é manter a mochila ajustada na altura dos ombros e do quadril da criança ou do adolescente, evitando carregá-la apoiada apenas em um dos ombros.
A seguir, veja dicas de como ajudar seu filho a evitar a mochila pesada e diminuir os riscos de sobrecarregar o corpo:
- Invista em mochilas pequenas ou médias: o tamanho do acessório deve ser exatamente aquele necessário para os materiais