MOBILIDADE URBANA
Há varios problemas relacionados aos meios de transportes nos centros urbanos .
São muitas as conseqüências negativas decorrentes do funcionamento inadequado dos sistemas de transporte urbano, que influenciam não apenas os moradores da cidade, como também o meio ambiente. Entre outras dificuldades, também esta o desperdício de energia, a poluição sonora e atmosférica, a perda de tempo decorrente dos congestionamentos, o "stress” e os acidentes de trânsito.
Uma proposta de mobilidade sustentável, é a bicicleta , porém diversos fatores explicam porque a bicicleta ainda não é tão usada no meio de transporte, como: falta de estacionamentos, a insegurança com atropelamentos e assaltos, e principalmente a ausência de ciclovias na maioria das cidades.
No entanto, são múltiplas as vantagens de usa-la como um meio de transporte, pois ajuda a evitar os congestionamentos nas grandes cidades em determinados horários, seu preço acessível e baixo custo d manutenção cabe no orçamento da maior parte da população, sem falar que ajuda a manter a saúde do usuário, oferecendo esforço físico diário.
O fato do uso da bicicleta estar previsto no Código de Trânsito Brasileiro –CTB, representa uma possibilidade a favor do seu uso como veículo de mobilidade urbana sustentável.
VIOLENCIA URBANA
A violência urbana se dá por uma série de fatores. Entre eles: desestruturação familiar, falta de perspectiva de vida, exclusão social, ausência de justiça social e as drogas lícitas ou não.
A estrutura familiar, é essencial na vida de qualquer pessoa, porque a partir dela q começa a formação de valores, caráter, moral, entre outros. Com a ausência desses valores familiares as chances desse jovem vir a praticar violência é maior.
O crescimento do trafego de drogas, é também fator relevante no aumento de crimes violentos.
A violência urbana, ganha cada dia mais espaço, não só no Brasil como em outros países. A solução para o esse problema envolve a questão da segurança