mOBILIDADE URBANA
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
José Eduardo Bispo Santos
Renata Peçanha Martins de Cavalcanti Barbosa
FILME
A VIDA DOS OUTROS
SEM LUGAR PARA SE ESCONDER
Salvador
2014
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
Resenha – Relação Filme X Livro:
O filme retrata da Alemanha Oriental, pós-segunda guerra antes da queda do muro de Berlim, onde um oficial da polícia secreta investiga a vida dos cidadãos, com o intuito de descobrir traidores, ou seja, qualquer pessoa de atitude suspeita capaz de desafiar o regime autoritário socialista. No entanto, os métodos usados pela polícia eram totalmente desumanos, sem nenhum escrúpulo, no qual colocavam os suspeitos sem nenhuma comunicação sobre o pretexto de obter a sua confissão a qualquer preço.
No decorrer da trama, o Oficial não satisfeito com os interrogatórios colhidos do escritor Alemão, passa a anotar todo o cotidiano dele e da sua companheira, em virtude do conflito com um membro do partido socialista, que começa a monitorar sua vida 24 horas. No entanto, o Oficial Wiesler passa a se envolver, ao perceber que existia valores morais e éticos para preservar, por esse motivo ele não revelou o conteúdo das gravações em que revelava os ideais que o escritor Georg e de sua esposa Christa, no qual ele vai ao teatro procurá-la no intuito de convencê-la a não se entregar para o Ministro do Partido Comunista que a pressiona para obter prazeres sexuais.
No desenrolar da trama, Wiesler começa a perceber o sentido de liberdade e ao escutar a maneira em que o Ministro adotaria para calar os artistas que eram contrários aos ideais do Partido Comunista.
Após a queda do muro de Berlim e de várias situações, Georg faz uma homenagem a Wiesler, que no qual refletira a consequência dos atos cometidos durante a sua vida pregressa no que tange a ética, a privacidade e a moral.
O livro SEM LUGAR PARA SE ESCONDER, reflete a realidade