Mobilidade urbana
Matriz do Marco lógico – MML
MOBILIDADE URBANA
BELO HORIZONTE
2010
Matriz do Marco lógico – MML
MOBILIDADE URBANA
Trabalho apresentado ao curso de especialização Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em Áreas Urbanas, da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito parcial à obtenção de pontos na disciplina Conceitos Básicos para Compreensão de Avaliação de Projetos Sociais.
Área de atuação: Ciências Humanas
ATIVIDADE:
➢ Escolher um Tema e identificar os seus objetivos, problemas e ações. ➢ Elaborar Matriz Marco Lógico -MML.
Objetivo:
A Matriz do Marco Lógico tem o objetivo de promover a articulação dos problemas de transporte, trânsito e acessibilidade. A intenção é solucionar o problema diagnosticado de forma a proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável, priorizando a implementação de sistemas de transporte coletivos, dos meios não motorizados (pedestres e ciclistas), da integração entre diversas modalidades de transportes.
Problema: Lentidão no trânsito
1) Identificação dos problemas (diagnostico situacional): No processo de hierarquização de problemas, proposto no trabalho, dentre os vários que foram mencionados, foi à lentidão no trânsito que escolhemos para trabalhar. É um grande problema, não somente em Belo horizonte, mas em qualquer outra metrópole. A lentidão, a princípio, possui várias razões, como o excesso de veículos nas ruas, péssimas condições dos meios de transporte urbano que acaba nos fazendo optar em usar carro, falta de alternativa de transporte mais eficazes e menos poluentes, topografia que dificulta toda e qualquer mobilidade, centralização do comercio em áreas de difícil acesso para os trabalhadores que geralmente moram em regiões metropolitanas, ou