Mobilidade Urbana
UNIC – PRIMAVERA DO LESTE
ARQUITETURA E URBANISMO
PATRICIA OLIVEIRA DA SILVA
Mobilidade Urbana
PRIMAVERA DO LESTE
2013
Conceito
Mobilidade Urbana sustenta que as politicas públicas de transporte, trânsito e de uso e ocupação do solo devem ser elaboradas de maneira conjunta e harmoniosa. Dessa forma, parece possível que urbanistas técnicos em transportes, em transito e legisladores, apliquem o conceito na administração pública e na revisão do Plano Diretor Estratégico, de modo a diminuir o número de deslocamentos, proporcionando ao munícipio o acesso amplo e democrático ao espaço urbano. Por último, a mobilidade urbana não pode prescindir de uma política que desestimule o uso de veículos particulares e a que qualifique cada vez mais o transporte coletivo o que passa, obviamente, pela ampliação do sistema, pelo conforto e renovação permanente das frotas.
Logo, entendemos mobilidade urbana, como a capacidade de deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano para a realização das atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro.
Mobilidade Urbana Sustentável São politicas de transporte e circulação que visam proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizados, de forma efetiva, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Dentro do conceito da mobilidade urbana existem varias frentes onde é possível atuar para modificar e transformar o espaço urbano. Este espaço deve ser pensado para as pessoas. Fazendo com que a cidade fique mais humana e menos motorizada utilizando o novo conceito chamado de “ruas completas”. É preciso uma revisão de valores para quebrarmos o paradigma de que o carro é a melhor maneira de se locomover. A cidade é o fruto das decisões do passado e muitas cidades em todo o mundo já chegaram ao seu limite dando espaço ao transporte individual e foram obrigadas a