Mobilidade urbana sustentável em curitiba
INTRODUÇÃO
A cidade brasileira de Curitiba é, proporcionalmente, a capital mais motorizado do país, com uma proporção de 7 carros para cada 10 habitantes e uma frota de 1,2 milhões de veículos, que é superada em números totais apenas pela Frota de São Paulo, a maior cidade brasileira. O aumento no número de automóveis têm criado nos últimos anos congestionamentos nos horários de pico e vários outros problemas já verificados em várias cidades do mundo decorrentes do uso excessivo do automóvel pela população, como poluição, ruído, acidentes, lentidão do tráfego, dentre outros.
Más o que se deve destacar é que a cidade de Curitiba à partir dos anos 70 tornou-se referência mundial em transporte público quando criou o sistema hoje denominado bus rapid transit (BRT) que no caso constitui-se de ônibus articulados com vias exclusivas, pagamento antecipado, entrada do passageiro no mesmo nível do ônibus, dentre outros aspectos positivos.
Porém o crescimento populacional da cidade, que dobrou em número de moradores na sede e também teve um aumento ainda maior em percentagem da população em sua região metropolitana, sobrecarregou o sistema de mobilidade urbana da cidade. Esta sobrecarga acarretou migração dos usuários dos ônibus para os automóveis.
Para uma cidade que era e ainda é