Mobilidade Urbana da cidade de Fortaleza
Universidade de Fortaleza
20 à 24 de Outubro de 2014
A PERCEPÇÃO DE RESIDENTES ACERCA
MOBILIDADE URBANA EM FORTALEZA
1
1
DOS
DESAFIOS
1
À
2
Iolanda Barreira * (IC), Izabel Lemos (IC), Ludmyla Edelin (IC), Cláudio André Gondim Nogueira (PQ)
1. Universidade de Fortaleza – Curso de Administração de Empresas.
2. Universidade de Fortaleza – Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG). iolanda.barreira.neta@hotmail.com Palavras-chave: Mobilidade urbana. infraestrutura. Fortaleza.
Resumo
Este trabalho teve como objetivo, a análise das percepções de residentes acerca dos atuais problemas de transporte e infraestrutura da cidade de Fortaleza. Um questionário foi aplicado à 226 pessoas escolhidas por acessibilidade. As perguntas relacionadas à mobilidade urbana foram divididas em três categorias: percepção dos problemas de mobilidade urbana, percepção a respeito das consequências desses problemas e a percepção a respeito do transporte público em Fortaleza. Os resultados revelaram que a maioria dos entrevistados está insatisfeita com a infraestrutura, que a cidade é incapaz de suportar a frota veicular existente, gerando transtornos como congestionamentos, stress e maior tempo de deslocamento.
Contudo, os dados ainda apontaram que, o menor grau de concordância analisado foi o que menciona eficiência do sistema de transporte coletivo, indicado como um dos principais problemas de infraestrutura da capital cearense. Portanto, é notório que a cidade de Fortaleza necessita de investimentos e políticas no setor público na área de mobilidade urbana. Nesse sentido, a Prefeitura de Fortaleza apresentou recentemente o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), que foi lançado em dezembro de 2013. Trata-se de um conjunto de iniciativas que visam uma solução de curto prazo (até 12 meses) para melhorar o trânsito e o transporte público da cidade. Espera-se que esse plano e as demais