Mobilidade Social
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, com cheiro característico e, em geral, menos densa que a água e com cor variando entre negro e o castanho escuro.
O petróleo se acumula em terrenos chamados bacias sedimentares, formadas por camadas ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários, formando jazidas. Ali são encontrados o gás natural, na parte mais alta, e petróleo e água nas mais baixas.
Além de servir como base para a fabricação da gasolina, principal combustível para automóveis, vários outros produtos, como gás natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., são derivados do petróleo.
Frações de Petróleo
Frações do petróleo são as partes comerciais obtidas pelo processamento nas operações de refino e é uma divisão por pontos de ebulição, por isso, também são chamadas produtos de petróleo. O petróleo é uma mistura de compostos orgânicos, com predomínios de hidrocarbonetos, mas que contem outros elementos ou compostos. O carbono está presente com 84% seguido do hidrogênio (14%), enxofre (1 a 3%), nitrogênio, oxigênio, metais e sais, estes com menos de 1%.
Obtido da perfuração, o petróleo bruto passa por processos mecânicos de purificação como a decantação e é submetido a um processo de fracionamento de onde se obtém diversas frações do petróleo. Esses componentes são aquecidos com vapor de alta pressão e as misturas, com diferentes pontos de ebulição, são facilmente separadas por um processo chamado de destilação fracionada. O fracionamento do petróleo é uma etapa muito importante no processo de refino. Muitos dos compostos saem prontos para serem comercializados, mas outros devem ser processados quimicamente para criar outras frações. Após o fracionamento do petróleo têm-se o gás liquefeito do petróleo (GLP), a gasolina, éter de petróleo, a benzina especial,a ligroína, o óleo diesel, a querosene e outros óleos lubrificantes.
Gás Natural
O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da