Mobilidade Social Castas E Estamentos
Estamental
Tipos de Mobilidade Social:
Mobilidade Social Vertical
Ascendente
Mobilidade Social Vertical
Descendente
Mobilidade Social Horizontal
M.S. Vertical Ascendente.
Ocorre quando a pessoa melhora sua posição no sistema de estratificação social, passando a integrar um grupo economicamente superior a seu grupo anterior. Por exemplo: o filho de um operário que, por meio do estudo, passa a fazer parte da classe média é um exemplo de ascensão social.
M.S. Vertical Descendente.
Ocorre quando a pessoa piora de posição no sistema de estratificação, passando a integrar um grupo economicamente inferior.
Por exemplo: a falência e o consequente empobrecimento de um comerciante é um exemplo de queda social.
M.S. Horizontal.
Ocorre quando a pessoa tem uma melhora/piora de qualidade de vida, sem que isso implique em ganho/perda de renda.
Por exemplo: uma pessoa se muda do interior para a capital. Agora, sob novas influências, passa a ter contado com bens culturais e de lazer que antes, no interior, ela não tinha. A situação mostra que a pessoa experimentou alguma mudança de posição social, mas que, apesar disso, seu estrato social não mudou.
Sociedades onde não há
Mobilidade social:
O sistema indiano de castas.
A sociedade feudal estamental.
As castas indianas
A sociedade indiana foi estratificada dessa maneira há milhares de anos. Ainda hoje, grande parte de sua população está distribuída em um sistema rígido e fechado, que não oferece possibilidades de mobilidade social. O que são as castas?
As castas são grupos sociais fechados, cujos integrantes devem se comportar de acordo com normas preestabelecidas de origem religiosa. Um indivíduo nascido em determinada casta deve permanecer nela por toda a vida. Sua posição social é definida ao nascer. Além de direitos e deveres específicos, as pessoas de castas consideradas inferiores não podem ascender socialmente mediante