Mobilidade - onda verde nos semáforos
Dirigindo em velocidade média de 40km, o motorista atravessará toda uma avenida sem parar em semáforo. Situações como algum motorista parado em fila dupla, acidentes ou o carro andando muito rápido, podem fazer com que o motorista não consiga alcançar os sinas abertos.
O sistema já estava em teste há mais de um mês, porém só começou a funcionar esta semana. O secretário de trânsito Júlio Valério, diz que ainda faltam alguns ajustes. “Estamos negociando com a CEMIG, para que possamos passar uma fiação que liga os semáforos em sintonia pelos postes da empresa. Mas eles já estão funcionando com um dispositivo que controla o tempo”, informa Júlio.
As ruas em que a “Onda Verde” está em funcionamento são Avenida Primeiro de Junho, Getúlio Vargas, Rua Goiás, Pernambuco. As ruas Rio de Janeiro e Minas Gerais também estão sendo preparadas para receber o sistema.
O investimento nesta mudança foi em torno de R$1 milhão. “Há muito tempo que a prefeitura quer fazer esta onda verde, mas não foi feito devido ao investimento necessário para funcionar. São equipamentos, controladores, que é o cérebro do semáforo, as carcaças, e foi implantado em toda região central os semáforos para pedestres, e paralelo a isso, estão sendo pintadas todas as faixas de pedestres e retenção de veículos para que possamos implantar em agosto a campanha “Divinópolis respeita a faixa de pedestre”, conta Júlio. Nessa campanha, a Secretaria de Transito e Transportes, junto com as escolas públicas, irão instruir os motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização. “Teremos intervenções educativas, possivelmente com alunos de escola pública, para chamar a atenção dos motoristas para o respeito no