MOBBING
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO
DOCENTE: DENISE
DISCENTE: JÉSSICA MARIA SILVA BEZERRA
MOBBING
PATOS
2014
A palavra mobbing deriva do verbo inglês to mob que, em português, significa atacar, maltratar, tratar mal alguém, cercar, rodear, agredir. A literatura científica inglesa e australiana fala frequentemente de bullying, conceito bastante próximo de mobbing e que significa “agir com prepotência”. MOBBING= ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO.
Este, não é um fenômeno recente, mas algo que começou, desde que existe o trabalho e consequentemente relações. O primeiro estudo sobre esta temática, apenas foi realizado na década de 80, por Leymann, um médico e investigador alemão, que pela primeira vez usou este termo; ao definir o comportamento de certos animais que, circundando ameaçadoramente outro membro do grupo, provocam sua fuga por medo de um ataque.
Dentre o seu significado, pode-se destacar os seguintes: O assédio moral no trabalho define-se como sendo qualquer comportamento abusivo (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente pela sua repetição ou pela sua sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o clima de trabalho (Hirigoyen, 2002, p.14,15).
Fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de forma sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado – por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa frequência média de duas vezes na semana – sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho (Leymann, 1990, p. 121). Portanto, Heinz Leymann definiu o mobbing como a pior espécie de estresse social e designou-o de psicoterror.
O