mnhgfds
447 palavras
2 páginas
2A titulação de Mohr deve ser realizada em pH de 7 a 10 porque o íon cromato é a base conjugada do ácido crômico fraco. Consequentemente, em soluções mais ácidas, a concentração dos íons cromato é muito pequena para se produzir o precipitado nas proximidades do ponto de equivalência. Normalmente, um pH adequado é obtido saturando-se a solução do analito com hidrogênio carbonato de sódio.
2. OBJETIVOS
Os experimentos realizados têm como objetivo realizar a preparação e padronização de uma solução de AgNO3. Bem como, determinar a quantidade de cloreto em uma amostra, pelo método da precipitação com prata.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para da inicio a prática, preparou-se 250 mL de solução a 0,1 mol/L de AgNO3.
Padronizou essa solução com 0,170 g de NaCl. Colocou-o em um erlenmeyer, adicionou
80 mL de água e 1 mL de cromato de potássio 5% (indicador). Titulou com a solução de nitrato de prata, lentamente, agitando o frasco até que a cor avermelhada formada pela adição de cada gota desapareceu lentamente (isto foi a indicação de que a maior parte do cloreto está precipitada). Continuou a adição gota a gota até que ocorreu uma mudança de cor, que persistiu após agitação forte. Em seguida, fez-se uma correção de branco do indicador. Adicionou 0,505 g de carbonato de cálcio e 1 mL do indicador a um volume de água, igual ao volume final da titulação. Titulou com a solução de nitrato de prata até que a cor do branco fique igual a da solução titulada. Faz-se tudo em duplicata.
Posteriormente, para determinar cloreto em amostra de KCl de concentração conhecida. Pipetou-se 25 mL da solução de KCl e adicionou 1 mL de cromato de potássio a 5% p/v e homogeneizou. Titulou lentamente com o nitrato de prata seguindo o procedimento anterior. Faz-se em duplicata. Por fim, calculou a concentração da amostra em mols por litro e em gramas por litro.
Depois, a fim de determinar da porcentagem de NaCl em uma solução injetável
(Mohr). Pipetou-se 10 mL da solução