Mmmus
INDISCIPLINA, RESPONSABILIDADE DA ESCOLA E DA FAMÍLIA
COELHO de SOUZA, Lúcia Maria1 AYRES da SILVA, Jayme2
RESUMO O presente artigo apresenta uma reflexão sobre o tema “indisciplina, escola e família”, uma relação de ajuda na formação do ser humano. Dessa forma procura evidenciar a importância da família com a escola e vice - versa, pois a sociedade é individualista, as crianças inseridas nesse ambiente sofrem. O artigo discute a educação e a indisciplina por parte dos alunos, professores, escola e família, são neste sentido que a integração escola x família se sobressai para o pleno desenvolvimento da criança, nos dias atuais a escola não pode viver sem a família e a família sem a escola. Palavras-chave: Indisciplina. Escola. Família. Professores. Educação.
1 INTRODUÇÃO A indisciplina é uma das causadoras dos problemas enfrentados nas escolas e na família, mas que é um obstáculo a ser vencida, e que deve ser encarado como um desafio e examinar os porquês que sustentam a indisciplina. A entrada precoce das crianças no mundo dos adultos tem grande impacto no comportamento e no desenvolvimento delas, elas têm acesso a muitas informações, e não são capazes de processar todas. Nessa perspectiva as crianças acham que podem mais, e resistem aos limites que lhe são impostos pelos pais e professores, tendo dificuldades em obedecer a regras e os professores têm dificuldades de relacionamento.
1 Graduada em pedagogia pela UCB – Universidade Castelo Branco, Pós Graduada e Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto Rhema Educação/ UCP – Faculdade Centro do Paraná, Educadora do Centro de Educação Infantil Maria Fernandes Alher 2 Professor orientador, Biólogo graduado pela Universidade Estadual do Paraná, Especialista em Ecologia pela UNICENTRO-PR; Especialista em Metodologia Científica pela UNOESTE-SP, Especialista em Ciências Biológicas pelo CRBio-RS., Especialista em Biomedicina pela UNIGUAÇU-PR, escritor, Mestre em Engenharia de Produção e Gestão