Mmds
Serviço de Distribuição Multiponto Multicanal (Multichannel
Multipoint Distribution Service).
É um serviço de conexão banda larga, sem fio, que fornece programação televisiva, acesso à internet, serviços de transferência de dados, e outros serviços interativos utilizando UHF (Ultra High Frequency, ou Frequência Ultra
Elevada).
É usado em alguns países, como: Estados Unidos, Canadá,
México, Islândia, Irlanda, Brasil, Austrália, Nigéria, Paquistão,
Tailândia e Índia, normalmente em áreas rurais esparsamente povoadas, onde a infraestrutura de cabos não é economicamente viável.
A emissora que é a empresa responsável pela programação de seus respectivos canais, transmite o sinal do seu Uplink (centro de transmissão de sinais para os satélites) diretamente para o satélite, que emite o sinal para o headend (central de recepção, processamento, geração e transmissão do sinal para os assinantes) da emissora.
Os aparelhos situados no headend processam, qualificam e modulam os sinais recebidos e enviam por meio de micro-ondas terrestres, através de uma antena, a programação ao assinante, que recebe através de uma antena de micro-ondas.
A banda de MMDS usa frequência de micro-ondas de 2GHz à
3GHz.
A recepção de sinais de televisão é feita com uma antena especial de micro-ondas e um dispositivo (set-top box) para a televisão receber os sinais.
A antena normalmente tem um conversor (donwconverter) integrado para transmitir os sinais em frequências compatíveis com a de TV via cabo coaxial.
Os sinais do MMDS cobrem uma área com raio de até 50 quilômetros, levando a programação tanto às áreas urbanas quanto às periféricas. Permite também a transmissão de programação local, pois o headend está situado no local da prestadora do serviço.
Qualidade da imagem: um sistema adequadamente bem projetado, transmitirá imagens nítidas sem distorções. Já que os sinais não precisam trafegar por