MKT e vendas História
Professora: Suzete Ferrazza
História:
ANOS 30
Alfred P. Sloan Jr.
Ele transformou a General Motors na maior empresa do mundo e inventou a arte de gerir grandes corporações
Durante os 23 anos em que ficou à frente da General Motors, Alfred Sloan Jr. inventou a arte de administrar uma grande corporação. Quando entrou na empresa, na década de 20, a GM era o caos, um emaranhado de negócios dispersos e desordenados. Endividada e com a produção à beira do colapso, a General Motors quase foi à falência. Sloan assumiu a presidência em 1923 e criou as divisões corporativas. Sua missão: dar suporte à produção, prover recursos financeiros, organizar fábricas, suprir mão-de-obra. A organização, sob seu comando, passaria a ser controlada por orçamentos, sistemas de contratação, relatórios de vendas.
Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito". Sua linha ia do aristocrático Cadillac ao proletário Chevrolet. Resultado: em 1940, a GM alcançou o topo do mercado, com 47,5% das vendas, uma posição que seu concorrente não mais recuperaria. Parte da saga de Sloan à frente da GM foi contada em seu livro Minha Vida na General Motors. De acordo com Bill Gates, a obra "provavelmente a melhor opção se você quiser ler apenas um livro sobre administração".
Alfred Sloan
Empresário e gestor norte-americano da indústria automóvel, nascido em 1875 e falecido em 1966, foi o presidente da General Motors(GM) entre 1923 e 1946. É considerado por muitos o inventor da arte de gerir uma grande empresa. A sede da empresa concentrariarecursos e coordenaria as divisões operacionais da empresa. Para fazer a ligação entre as diferentes divisões (as futuras unidadesestratégicas de negócios), Sloan institui um conjunto de procedimentos standard para orçamentação, contratação, previsão e relatóriode vendas, etc. Criou conselhos