Mkt e linguagem
1) Marketing e suas derivações: Mercados, consumidores e demandas
O que é Marketing
CONCEITO DE MARKETING: Segundo Kotler, o marketing lida com a identificação e o atendimento das necessidades humanas e sociais. Uma das definições mais sucintas de marketing e “atender a necessidades de maneira lucrativa”. Trata-se de um esforço para transformar uma necessidade particular ou social em uma oportunidade de negocio lucrativo.
Peter Drucker afirma que “marketing é primeiramente uma dimensão central do negócio inteiro. É o negócio como um todo visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente”.
A American Marketing Association (AMA) define marketing “como um processo de planejamento e execução de concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”.
Surgimento do Marketing
Marketing = mercadologia (estudo do Mercado) é uma ciência recente, natural de meados do sec. XX é uma das áreas mais dinâmicas que evolui rapidamente.
São 5 as orientações do conceito de MKT( de acordo com as variável mercado, inovações tecnológicas e comportamento do consumidor):
1) Orientação do produto (inicio do sec. XX até a crise de 29) – empresas faziam esforços produtivos no desenvolvimento de produtos em quantidade necessária para atender a demanda crescente que marcou o período da revolução industrial
2) Orientação de vendas (1929- 1950) – época de recessão, produtos ficavam estocados, todo o esforço visava o crescimento das vendas – crescimento da Publicidade e Propaganda.
3) Orientação de marketing (1950- 1980)- economia americana se expande, o consumidor torna-se rei
4) Orientação de marketing societal (1980-2000) – não basta que o produto satisfaça as necessidades do consumidor e traga lucro para a empresa; é necessário que não degradem o meio ambiente e contribuam para o