MKT na internet
A Web 2.0
A web 2.0 está revolucionando o mundo do marketing. Esta não se trata de uma nova atualização da web em suas especificações técnicas e sim de uma mudança de paradigmas encarada por usuários e desenvolvedores.
Antigamente, a web 1.0 era um canal de comunicação de mão única, ou seja, todo o processo comunicativo funcionava em uma única direção. Nela o conteúdo divulgado era estático e controlado por quem o direcionou. Já na web 2.0 (termo criado por Tim O’Reilly), este processo funciona de modo interativo, ou seja, de ida e volta. Nela o conteúdo de uma mensagem ganha interatividade com o interlocutor, onde este se torna também responsável por sua criação, através de conversas colaborativas e sem controles.
O principal foco desta nova versão da web é o seu usuário. Este deixou de ser passivo, ao interagir com o conteúdo de uma mensagem. Na web 2.0, os usuários não só leem, mas discutem, opinam, comentam, compartilham e etc. Este novo conceito revolucionou o mundo do marketing e publicidade. Agora, as empresas não só devem se preocupar em informar, mas também a interagirem com seus clientes.
A internet é feita de gente. Portanto, a publicidade neste canal, deixou de ser uma via de mão única, tornando empresas e clientes muito mais próximos. Este novo relacionamento evidencia para as empresas, seus diferentes grupos de clientes e suas reais expectativas e necessidades, proporcionando assim, oportunidades de inovação e melhorias na finalidade de garantir a máxima satisfação quanto aos produtos e serviços ofertados.
2.0 Marketing Digital
Para entendermos o marketing digital, é preciso primeiramente, entendermos o conceito do marketing tradicional e sua funcionalidade, a fim de traçar um paralelo entre os dois:
Segundo Kotler (1980) “Marketing significa a tentativa de realizar as trocas em potencial com o objetivo de satisfazer as necessidades e aos desejos humanos.” (Philip Kotler, 1980)
Contudo, as tendências do marketing