mkt de eventos
Dentro do composto de marketing, a promoção é a que mais entra na mente do consumidor, pois lida com o comportamento de compra, informando, persuadindo e mantendo a marca na mente de seus consumidores. Numa estratégia de marketing é necessário equilibrar todos os métodos promocionais que trabalharão em conjunto para fornecer informações, aumentar o número de clientes potenciais, fortalecer a sua marca junto aos seus consumidores.
O marketing de eventos insere-se na categoria de marketing promocional devido à sua natureza institucional. Valoriza a marca do patrocinador, maximiza a sua divulgação, reforça a sua imagem e torna a empresa mais conhecida. Ele se desenvolve por meio de patrocínio de diversas atividades culturais, esportivas, artísticas ou educacionais, e pode ser definido como instrumento de harmonização de interesses econômicos e culturais.
O evento é capaz de unir o negócio do patrocinador com os consumidores num ambiente agradável e interativo. Compreende-se evento como uma reunião de um ou mais públicos em atividades de interesse comum, podendo ser definido como um fato espontâneo ou organizado, capaz de provocar interesse e que pode ser explorado para fins mercadológicos, atraindo interesse das pessoas, estimulando a interação e construindo simpatia entre a marca e seu consumidor.
Existem dois tipos de eventos, o evento institucional que pretende agregar valor e conceituar de forma positiva a imagem de uma empresa, entidade, órgão e governo, e o evento promocional, utilizado na divulgação de um produto e/ou serviço, governo, instituição pública ou de uma pessoa.
Nos últimos anos, o Brasil tem registrado uma curva ascendente no número de eventos voltados ao entretenimento, o que se reflete no vertiginoso aumento de espetáculos musicais realizados no país. Para este ano, vislumbra-se a continuidade deste ritmo positivo, mobilizando marcas como Heineken, Coca-Cola, Claro, Trident, Volkswagen, Oi, Natura, dentre outras. Este