mkt 2
TEMA: Jornada de trabalho
Faculdade de Duque de Caxias,
Prof. Hono
Aluna. Raquel silva de Oliveira
Turma. 403 Curso. ADM (noite)
A jornada de Trabalho no Brasil.
O homem e a pedra.
Certa vez um homem encontrou uma enorme pedra em seu caminho, e ficou pensando como poderia passar por ela. Após avaliar resolveu começar a quebrá-la, e após longo período do dia não atingiu seu objetivo – que era ver o tamanho da pedra reduzido o suficiente para seguir seu caminho - assim resolveu desistir e voltou exausto para sua casa.
A pedra permaneceu no lugar. E noutro dia, outro homem encontrou a pedra, no mesmo caminho, e também tendo que continuar seu percurso, avaliou e resolveu talhar a pedra. Passadas 8 (oito) horas de trabalho, com uma parada para descansar, pensou... Vou para casa e amanhã continuo, pois hoje não tenho mais forças, criatividade e motivação. E assim foi dia-a-dia, até ele conseguir abrir uma fenda na pedra e passar.
Após esse dia pensou: mais vale um pouco por dia com bons resultados, que um dia todo sem resultado algum. (Natanael do Lago)
A jornada de trabalho no Brasil não tem o mesmo significado para todos os brasileiros. Muitas vezes não é interpretada com o mesmo significado pelos Advogados Trabalhistas ou pelos profissionais que trabalham na área de Recursos Humanos.
Até o advento da Constituição Federal de 1988, a jornada normal de trabalho no Brasil era 8 horas diárias e 48 horas era a duração semanal, trabalhando-se durante seis dias por semana. Quando falamos em jornada normal queremos enfatizar que já existiam antes da CF-1988 e assim permaneceram após a sua promulgação, outras jornadas com menor Até o advento da Constituição Federal de 1988, a jornada normal de trabalho no Brasil era duração, tais como: o trabalho noturno, cuja hora já era contada como de cinquenta e dois minutos e trinta segundos; a hora-aula, que também já tinha a duração de cinquenta minutos, a jornada de