mjnhbklnm

375 palavras 2 páginas
Sociologia do Desporto: percursos e desafios do futuro
No limite do séc. XXI a sociologia do desporto faz cinquenta anos de existência, sendo esta uma disciplina científica que se encontra em fase inicial do seu desenvolvimento. Este desenvolvimento tem vindo a crescer significativamente, os primeiros trabalhos académicos apareceram nos anos cinquenta e nos anos sessenta veio a institucionalização da disciplina. Em Portugal, a disciplina surge mais tarde, isto devido a forma como era encarada pelo anterior regime, com restrições propostas ao seu ensino e desenvolvimento na sociedade portuguesa. A licenciatura em Ciências Sociais e Politicas foi a única alternativa para o estudo da realidade social, isto com conteúdos e objectivos que não abrangiam o pensamento livre e crítico da sociedade, mas sim, a reprodução e a manutenção do sistema vigente. Esta situação, levou os jovens com interesse na sociologia a procurarem oportunidades de estudo no estrangeiro. Todos estes condicionalismos têm colocado grandes dificuldades à afirmação e desenvolvimento da sociologia do desporto em Portugal.
É de realçar o papel de vários autores que manifestaram a sua preocupação publicamente. No conjunto deste autores, destaca-se o Prof. José Esteves, pioneiro nestas abordagens com o livro ‘ O desporto e as estruturas Sociais’. Nesta obra, o autor comenta a falta de interesse dos sociólogos sobre o fenómeno desportivo, falando sobre a necessidade de se intensificar a investigação sociológica para uma maior compreensão da realidade.

Na segunda metade da década de oitenta regista-se um novo impulso na dinamização da sociologia do desporto, vindo dos organismos estatais. Esta conjuntura favorável ao desenvolvimento da sociologia do desporto em Portugal, começaram a aparecer trabalhos académicos realizados por estudantes.
A década de noventa é marcada por um novo incremento da Sociologia do Desporto, assistindo-se ao aumento do número de docentes na disciplina, devido à

Relacionados