Mix de marketing
Conforme os conceitos analisados, Marketing é um conjunto de procedimentos e atividades relacionadas ao fluxo de bens e serviços da empresa para o cliente.
Corresponde à implantação de estratégias que abrangem um leque muito grande atividades, que vão desde o estudo do mercado até a asssitência pós-venda.
Mix ou composto de Marketing é um conjunto destas atividades usadas pela empresa para atingir seus objetivos com o seu mercado-alvo.
O composto mercadológico foi formulado primeiramente por Jerome McCarthy em seu livro Basic Marketing (1960) e trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos "quatro pês". Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção. (Wikipedia)
Produto pode ser definido como o objeto principal da negociação, é o grupo de bens e serviços que serão oferecidos aos consumidores, buscando gerar a satisfação e benefícios a estes. Preço é o valor em dinheiro ou bens que os consumidores deverão despender para fazer uso do serviço ou adquirir o produto desejado. Praça ou canais de distribuição define-se como as atividades que a empresa torna disponível aos seus consumidores-alvo. Promoção – Comunicação – busca promover o seu produto junto ao mercado alvo. Ou seja, são atividades que comunicam os atributos do produto induzindo os consumidores-alvo a adquiri-lo.
A seguir, passo a analisar minha visão sobre o Mix de Marketing apresentado pela empresa de comércio varejista Agro-Comercial Afubra, empresa estabelecida em Santa Cruz do Sul e outras cidades do interior dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que comercializa uma linha variada de produtos, desde artigos para uso doméstico, móveis, até implementos agrícolas, usados pelos pequenos produtores rurais associados à Associação de Fumicultures a qual a rede de lojas