Mix de Marketing
Trata do conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing.
O composto é dividido em 4 seções frequentemente chamadas dos “quatro P s”. Elas são: Produto, Preço, Praça (ponto de venda/distribuição) e Promoção. Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra.
* Produto: Tudo o que se pode oferecer que satisfaça as necessidades ou anseios de mercado. Produto inclui não só bens ou serviços, mas também marcas, embalagens, serviços aos clientes e outras características.
- Benefício-núcleo: é um benefício fundamental que o consumidor está comprando.
- Produto básico: é aquele que o consumidor compra.
- Produto real ou esperado: é o que os consumidores geralmente esperam.
- Produto ampliado: oferecem-se serviços e benefícios adicionais -Produto potencial: é constituído por todas as ampliações e modificações que esses produtos podem sofrer no futuro.
* Preço: É o valor que você paga. Preço é a quantidade de dinheiro, bens ou serviços que deve ser dada para se adquirir a propriedade ou uso de um produto.
- Rentabilidade: lucro da empresa
- Competitividade: Equilíbrio entre custo de produção x preço do produto.
* Praça: Ponto de venda. O produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar.
As decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos em longo prazo. Os principais são:
- Distribuição direta: Ocorre quando o produtor do serviço ou produto vende diretamente ao consumidor.
- Distribuição Indireta: Ocorre quando o produto ou serviço utiliza-se de distribuidores para levar o produto ou serviço até o consumidor.
* Promoção: Muitas vezes, propaganda é confundida com marketing. Isso ocorre principalmente pelo fato de que o composto promocional é a parte do