Mix de Marketing
Em 1949, Neil Borden criou a Teoria de Borden, mais conhecida no Brasil como Mix de Marketing (combinação dos elementos variáveis que compõem as ações de Marketing).
Na década de 60, Jerome McCarthy, professor da Universidade de Michigan, aprimorou essa Teoria, resumindo-a em 4 grupos, conhecidos no mundo todo como Pilares do Marketing ou 4 Ps. Produto, Praça, Preço e Promoção.
Produto: refere-se a variedade do produto, qualidade, características, nome da marca, design, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções etc.;
Preço: é composto pelo preço básico, descontos, prazos de pagamento, condições de crédito etc.;
Praça ou Ponto de Venda: diz respeito aos canais de distribuição (localizações), distribuição física (estoque), transporte, armazenagem etc;
Promoção: venda pessoal, propaganda, promoção de vendas, publicidade, relações públicas, marketing direto (mala direta, telemarketing) etc.
Nos 4 Ps o mercado é visto do lado do vendedor (empresa), com uma visão orientada para o produto e menos para o cliente (consumidor).
Para minimizar esta deficiência utilizamos o conceito dos 4 Cs criado por Robert Lauterbom, por volta de 1990, que tem como visão orientar o composto para o cliente. 4 Cs: Cliente, Conveniência, Comunicação e Custo.
Cliente: mais importante do que ter um produto ou serviço para ofertar é ter um cliente para satisfazer.
Conveniências: Para reter um cliente é preciso proporcionar diversas conveniências com o objetivo de tornar esse cliente fiel. Uma vez o cliente satisfeito é, ao menos teoricamente, um cliente fiel.
Comunicação: é o momento da sedução que visa empolgar o cliente a comprar o serviço ou produto.
Custo: não pode estar acima das possibilidades e expectativas do comprador.