Mitose
A capacidade de duplicar-se, onde, multiplica o material interno das células e as divide em duas: é a divisão celular. Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, que forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe, e a meiose em que uma célula diplóide forma células haplóides. Nos procariontes, como as bactérias, a divisão celular é relativamente simples: o DNA se duplica.
Divisão celular
Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se, crescer e repor células perdidas. Os mais simples, como os seres procariontes, apenas duplicam seu DNA, dividem a célula em dois e, de uma, originam duas semelhantes à célula-mãe. Seres mais complexos, como os eucariontes, passam por diversas etapas até chegar às células-filhas desejadas. Para o organismo crescer ou repor células, faz mitose. Quando é necessário gerar gametas, com a finalidade de reproduzir-se, a célula faz meiose.
Mitose
A divisão celular compreende uma série de fenômenos pelos quais os materiais primeiro se duplicam e, depois, se repartem em proporções virtualmente iguais entre as duas células-filhas. Todos os componentes da célula duplicam-se antes que a célula se divida por mitose. A mitose compreende também o problema da continuidade dos cromossomos com entidades capazes de se autoduplicar e de manter suas características morfológicas através das sucessivas divisões, o que torna necessário repassar os processos vinculados com a replicação do DNA e os que dão lugar ao enrolamento da cromatina. Entre os processos os que ocorrem no citoplasma, o mais notável é a formação do fuso mitótico, que se organiza cada vez que a célula começa a se dividir e desaparece ao final da divisão. Como colorário da mitose ocorrem na participação do citoplasma e sua