mitose e meiose
TAMARA DE CARVALHO SIQUEIRA
DIFERENCIAÇÃO ESQUEMÁTICA DA REPRODUÇÃO CELULAR POR MITOSE E MEIOSE E SUAS RESPECTIVAS FASES
MOGI DAS CRUZES
2014
TAMARA DE CARVALHO SIQUEIRA
DIFERENCIAÇÃO ESQUEMÁTICA DA REPRODUÇÃO CELULAR POR MITOSE E MEIOSE E SUAS RESPECTIVAS FASES
MOGI DAS CRUZES
2014
Sumário
Introdução
INTRODUÇÃO
Mitose
A mitose ou divisão celular se inicia com uma célula e um número total de 46 cromossomos em que ocorre a duplicação do material genético. Esse processo de divisão é contínuo, pois a mitose costuma subdividir-se em prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo é de grande importância para que nós possamos nos desenvolver crescer e repor as células perdidas, como por exemplo, em uma lesão na pele ou quando perdemos sangue, o qual nada mais é do que células.
Meiose
Meiose ou dupla divisão celular é o processo de divisão da célula que reduz o cromossomo pela metade e atua na formação de gametas no organismo de reprodução sexuada. A célula mãe se divide em duas que sucessivamente se dividem novamente originando quatro células novas com metade dos cromossomos. É um processo importante para manutenção da carga genética para ocorrer a formação dos gametas. O processo de meiose é importante, pois permite a troca de partes dos cromossomos homólogos e com isso colabora para que haja recombinações genéticas amplificando a variedade da espécie.
Mitose
A Mitose é um processo de divisão celular característicos de todas as células somáticas. Uma célula diploide se divide formando duas novas células diploides, ou uma célula haploide se divide e gera duas novas células haploides, com a mesma quantidade de cromossomos e geneticamente idênticas.
A Mitose está dividida em 5 fases:
1 – Interfase: É o período do ciclo celular em que aumenta o seu volume, tamanho e organelas. Nessa fase