MITOS
Os mitos são narrativas, que são reproduzidas (imitadas) até se tornarem coletivas. Segundo Aristóteles "O imitar é congênito no homem...e os homens se comprazem no imitado." Os mitos não se baseiam na experiência empírica nem científica, mas sim na intuição. E aí está a sua força, pois a intuição encerra sempre uma verdade. Porém a verdade do mito não está aparente, precisa ser decifrada.
A verdade de um mito não é literal, é simbólica. É por este motivo que muitos o confundem com lenda, ilusão, mentira e fantasia.
De acorco com o estudo do folclore, o mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade veio a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma diferente. Em um sentido amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.
Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em lendas e tradições feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são suficientes. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma divindade ou uma força sobrenatural, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.
Mitos modernos
Muitos personagens e fatos de jogos são inspirados em mitologias. Jogos de RPG como Final Fantasy recebem muitas criaturas provenientes de mitologias. a série literária Harry Potter, por exemplo, têm aspectos mitológicos marcantes que algumas vezes desenvolvem-se em sistemas filosóficos profundos. Essas séries não são mitologia, mas contêm temas míticos que, para alguns, atendem às mesmas necessidades psicológicas. Um ótimo exemplo é a obra O Senhor dos Anéis, a série de filmes Star Wars (Guerra nas Estrelas). Outra série é Supernatural, que ressalta muitos pontos da cultura espalhadas pelo mundo, já que se utilizam de muitos recursos, como as de algumas culturas que já se extinguiram. O jogo Age of Mythology também trata