mitos e ritos de renovação
Mitos: geralmente é uma história que conta a vida de um deus de criação ou origens de criação, que por sua vez busca explicar fatos que não são palpáveis aos seres humanos.
Origem e finalidade; o mito religioso é uma forma de explicar a natureza e a criação de uma forma no não palpável aos olhos humanos, ou seja, no sobrenatural. E sua finalidade e ditar as regras e costumes de um povo tanto na parte religiosa, moral e social em cima de preceitos pré-determinados pelo criador.
Ritos= sucessão de fatos que se emprega em um ritual. Tipo frases, símbolos e atos. Que compõe um ritual. características dos mitos: história= narra a vida e os anseios do ente sobrenatural criador de tudo. veracidade= que essa História é considerada absolutamente verdadeira (porque se refere a realidades) e sagrada (porque é a obra dos Entes Sobrenaturais); criação" narra a maneira como algo veio à existência, ou como um padrão de comportamento para os seus seguidores.
Direrença entre mitos e lendas= lenda é geralmente um aumento de uma história para se criar um herói , e mito estar muito mais ligada a cosmogonia nos seres humanos.
2 =Entrelaçamento dos mitos:
Todos Geralmente cultuam um ritual em que os mitos cosmogonicos e de origem são recitados em beneficio de um único indivíduo, como no caso dos curandeiros ou líderes das tribos.
3 Rituais: O que são:Os rituais são atividades que ‘devem produzir um determinado efeito’[1]. Entre o ser criador e o meio humano.
Tipos:
Ritos de transição; levar a alma para um lugar melhor em outro plano.
Ritos expiatórios, de limpeza espiritual como penitências e sacrifícios pessoais ou comunitários.
Ritos de purificação :purifica os elementos da natureza básicos ao seu redor. Ritos de renovação: se caracterizam-se principalmente na renovação de tudo que existe na terra, trazer esperança para a população, como também renovar o voto de sacrifício com o criador para trazer-lhes graças divinas