Mitos, histórias e lendas gregas
Disciplina-História
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para a disciplina de História, sobre o tema “A herança do Mediterrâneo antigo- Os gregos no século V a.c.”, sendo sobre a mitologia grega.
MITOS, HISTÓRIAS E LENDAS GREGAS
O conceito e origem:
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos, histórias e lendas, sobre vários deuses, heróis, titãs, ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micénica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a.C.
A religião da Grécia Antiga era politeísta, pois os gregos adoravam os vários. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega. As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisseia).
A história dos deuses:
No começo só existiam os deuses originais Gaia (Terra) e o Caos, unidos por Eros (Amor) criaram Cronos (Tempo) que devorava todos os seus filhos, exceto Zeus que ao ser o último dos seus filhos conseguira escapado e assim Zeus salvou os seus dois irmãos Posídeon e Ades, os três despedaçaram o pai em bocados e prenderam-nos num caixão, para não causar distúrbio novamente na Terra. Por esse ato grandioso Zeus foi nomeado o deus dos deuses e os deuses seguintes deveriam cumprir suas promessas e seus respetivos cargos.
Os deuses:
Deuses superiores:
Zeus: Zeus é considerado o deus dos deuses, do céu e do mundo dos vivos, senhor do Olimpo e dos relâmpagos.
Hera: Hera era simultaneamente irmã e a esposa de Zeus, deusa da família, protetora do casamento.
Posídeon: Posídeon era deus dos oceanos e mares.
Hades: Hades era deus do mundo inferior e da riqueza.
Deméter: Deméter era deusa da natureza e da agricultura, representava a terra e a ideia de fecundidade.
Héstia: era deusa do lar e dos laços de família.
Deuses filhos de Zeus:
Febo: Febo era deus do Sol e das forças