Mitos da Avaliaçao Escolar
Os alunos devem dominar as disciplinas base: língua portuguesa e matemática;
Os alunos com notas abaixo de cinco devem ficar retidos;
Os alunos que têm dificuldades em quatro ou mais disciplinas devem ser reprovados;
Alunos com problemas de indisciplina, faltas e notas insuficientes se promovidos desestimular aqueles que se esforçam;
Alunos promovidos contra a vontade da maioria desmoralizam professores e colegas.
Contrário a essas falas e as citadas por Thereza Penna Firme devemos entender que avaliar é um instrumento a serviço da aprendizagem dos alunos, da melhoria do processo ensino-aprendizagem, da melhoria do trabalho do professor e do aprimoramento da unidade escolar. A avaliação é um rico instrumento que aponta em formas de números pontos fortes e fracos; quais conteúdos e habilidades não contempladas que merecem mais atenção e reforço; a partir desse diagnóstico que providências devem ser estudadas e colocadas em prática para corrigir e acertar os passos de todos e de cada um no processo.
A dinâmica da sala de aula é uma ação que, se praticada pelo professor com certa frequência, lhe proporcionará uma visão mais ampla e aguçada de que como observa o processo ensino-aprendizagem. Na dinâmica em sala de aula os alunos podem selecionar determinados aspectos do meio físico e social, os assimilam e processam, dando-lhes significados; desta forma a concepção de aprendizagem muda por completo.
A interação é muito compensadora. O professor que passa para os seus alunos a sua rotina de trabalho elencando regras, normas de conduta, apresentando o conteúdo a ser estudado durante o ano letivo e sempre dando sentido e significado a esses conteúdos, acaba criando um vínculo forte com os mesmos o que facilita e muito no processo ensino-aprendizagem. A linguagem, bem articulada com o pensamento, permite que significados sejam dados ao mundo a nossa volta.