Mitologia
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Há três mil anos, não havia explicações científicas para grande parte dos fenômenos da natureza ou para os acontecimentos históricos.
Portanto, para buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, os gregos criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral. Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos, políticos e culturais.
Caixa de Pandora¹
A caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle. Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu.
Pandora foi enviada a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu, antes de ser condenado a ficar 30.000 anos acorrentado no Monte Cáucaso, tendo seu fígado comido pelo abutre Éton todos os dias,alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus.
Segundo os antigos Gregos Zeus e Prometeus teriam feito o homem, Prometeu era um Titã dos velhos Deuses que apoiava sua luta com Chromo e foi prometeu que modelou com barro os primeiros homens, fazendo-os andar na posição vertical para poderem olhar os Deuses, e Zeus deu-lhes o sopro da vida.
Estes homens eram ainda seres primitivos vivendo dos animais que conseguiam matar com flexas de madeira, machados e facas feitas de chifres dos animais e dos poucos cereais que sabiam semear.
Desconheciam o fogo por isso comiam a comida crua e embrulhavam-se em peles espessas para