Mitologia
STEPHANY ALTRUDA
Contos Míticos
São Paulo
2013
RESUMO
O mar desempenha um papel crucial na historia e no folclore dos maoris, os primeiros habitantes da Nova Zelândia. Navegando pelo oceano Pacífico em suas canoas frágeis, alimentando-se exclusivamente de peixes e crustáceo, esse povo originário da Polinésia desembarcou nas praias neozelandesas por volta do século X. Aqui se encontrara um conto sobre Kahukura, um jovem inteligente que desafia sua coragem e audácia pelo seu povo.
Palavras-chaves: maoris, Nova Zelândia, mar, Polinésia, praias, Kahukura
INTRODUÇÃO
Devemos esta história a sir George Grey, ex-governador da Nova Zelândia, que a ouviu do chefe maori Te Wherowhero e incluiu em seu livro mitologia Polinésia, publicado em 1855. Um conto único de um povo único.
5
KAHUKURA & AS PATUPAIAREHE
Antigamente os pescadores usavam linha e anzol, demorando muito tempo para pegar poucos peixes, que `as vezes não bastavam para matar a fome de suas famílias.
Um dia um rapaz muito inteligente, chamado Kahukura, deparou-se com uma infinidade de peixes estendidos na praia. “Foi preciso muita gente para pescar tudo isso...” , pensou. No entanto, olhando ao redor, avistou apenas algumas pegadas e, depois de muito refletir, concluiu que só as patupaiarehe, quer dizer, as fadas, podiam realizar tal proeza. ”Mesmo para elas, não deve ter sido fácil...”, resmungou, cocando a cabeça.
Disposto a desvendar o mistério, escondeu-se atrás de um tronco seco e esperou. Quando anoiteceu, ouviu uma estranha cantiga:
Puxem a rede! Trabalhem para valer!
Os filhos do mar se debatem
Lutando para não se render!
Kahukura ficou mais perplexo ainda. “Rede? Filhos do mar? O que