Mitologia
Curso de História
Disciplina de História Antiga II
Professor: Roberto Calabria
Mitologia:
Grécia e Roma
Palmeira dos Índios
2013
Thayan Correia da Silva
Mitologia:
Grécia e Roma
Pesquisa e análise apresentada na disciplina de História Antiga II, pelo Curso de História da UNEAL campos III, ministrada pelo professor Roberto Calabria.
Palmeira dos Índios
2013
Mitologia:
Grécia e Roma
Durante o século IV e III a.C., os romanos encontram os gregos que estavam instalados na região sul do que hoje é a Itália desde o século VIII a.C. Além de alguns conflitos e trocas de mercadorias, esses dois povos trocaram, ou melhor, começaram a trocar algo igualmente importante: idéias.
Entre os séculos II e I a.C. os romanos conquistam a Península Balcânica, local em que a civilização grega se desenvolveu. Lá os romanos fizeram muitos escravos, entre eles diversos sábios gregos.
Ao chegarem em Roma, esses sábios escravizados realizaram diversas funções como, por exemplo, educar os filhos das famílias aristocráticas do Império. Ao educar essas crianças, os sábios passavam muitos do seus valores para elas. Ou seja, transmitiram valores da cultura grega às crianças romanas, fazendo com que estas assimilassem esses valores e misturassem aos seus próprios, como no caso dos deuses e da religião.
Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram heróis, seres mortais, filhos de deuses com seres humanos, como Herácles ou Hércules e Aquiles. As Ninfas eram seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. Os Sátiros, figuras com corpo de homem, chifres e patas de bode. Centauros com corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. As Sereias, mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. As Górgonas, mulheres, espécies de monstros, com cabelos de