mitologia grega
MITOLOGIA GREGA
Os gregos criaram vários mitos para poder passar mensagens para as pessoas e também com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo.
Prof. Cristiane de Souza
Canoas, Maio de 2014.
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre mitologia grega. Tais foram criadas para passar mensagens às pessoas, explicar fenômenos da natureza ou acontecimentos históricos. Pois naquela época não existia explicações cientificas para esses assuntos. Algumas lendas e mitos são passados até os dias de hoje e transmitem importantes informações sobre a civilização da Grécia Antiga.
Mitologia Grega
A mitologia originou-se da união das mitologias dórica e mecênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a.C. Pode se dizer que a religião grega era politeísta, pois o povo acreditava em vários deuses. Não existem escrituras sagradas a respeito da mitologia grega (como a Bíblia ou o Alcorão). As principais fontes a esse respeito foram escritas no século VIII a.C. por Hesíodo (Teogonia), e por Homero (Ilíada e Odisseia).
Ao escutarmos a palavra “mitologia”, quase automaticamente a associamos a palavra “grega”. De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofia é uma “invenção” grega.
Objetivo geral:
Neste trabalho iremos falar sobre mitologia grega, buscando compreender o seu surgimento, as razões da sua criação, a função de cada deus ou ser mitológico e sobre sua influência na atualidade.
Objetivo específico:
Procurar sobre os principais deuses.
Compreender sua origem e objetivo.
Mostrar sua influência atualmente.
Informar sobre o