Mitologia Grega
Mitologia e Mito
Pode-se definir Mitologia como o estudo de um conjunto de mitos, lendas, narrativas e rituais de uma determinada cultura, onde reverenciavam os deuses e heróis.
Mitologia é um conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que tinham nas mãos o destino dos homens que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua, ou seja, que regiam o mundo.
O Mito são histórias transmitidas de geração em geração, quase sempre sobre deuses, heróis ou criaturas do mundo animal, que explicam a razão de alguns mistérios. Como por exemplo: qual é a origem do mundo, como foram criados os seres humanos e os animais, para onde vão as pessoas quando morrem, porque há terramotos, etc.
As personagens dos mitos têm atitudes
Zeus
muito corretas que servem de exemplo para as pessoas comuns. As personagens podem ser: deuses, semideuses ou heróis. E isso é diferente de cultura para cultura até porque quase todas as culturas possuem ou possuíram mitos algum dia e viveram de acordo com eles.
-2-
Mitologia Grega
Antes de a filosofia aparecer na Grécia antiga, o mundo era mitológico. A mitologia grega desenvolveu-se plenamente por volta de 700 a.C., quando
Homero e Hesíodo registraram compilações de mitos. As mais conhecidas são a Ilíada e Odisseia, de Homero.
A mitologia grega tem várias características particulares. Os deuses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos em forma e sentimentos.
Os gregos adoravam um certo número de deuses e deusas que, segundo eles acreditavam, viviam no Monte Olimpo, na Grécia. A religião dos gregos era politeísta, ou seja, eram vários os deuses em que acreditavam e que davam origem a diversas crenças, cultos e práticas religiosas.
São doze os principais: Zeus, deus do trovão, o mais poderoso dos deuses, o que voa; Hera, sua esposa; Poseidon, deus dos mares, o que treme a terra; Deméter, deusa da