Mitologia grega e as artes
Mito é uma palavra grega que significa, literalmente: fábula (mytho) e tratado(logos). E o que vem a ser mitologia? Mitologia retrata as histórias de cerimônias, cultos e mistérios, em que os pagãos reverenciavam os seus deuses e heróis. Além de descrever as aventuranças de filhos de divindades com mortais, a mitologia apresentava a trajetória religiosa dos gregos, tornando-se um dos fatores de união do povo, em que deuses eram homenageados em festivais.
Mistura de poesia e formas de pensamento, os mitos ajudavam os gregos a compreender o Universo e a condição humana. Muitas dessas lendas da mitologia grega ainda causam fascinação nas pessoas, atualmente. Um outro objetivo priorizado pelos gregos, ao criar os mitos, era o de preservar a memória histórica do povo.
Por meio dos mitos, os gregos buscavam respostas para os problemas e dúvidas do dia a dia, procurando se comunicar com os deuses. E, como há três mil anos não havia explicações científicas para os fenômenos da natureza, acontecimentos históricos, fatos políticos, econômicos ou sociais, era bastante comum que fossem criadas histórias que trouxessem algum significado, sendo transmitidas, principalmente, por meio da literatura oral.
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por