Mitocôndria
Formada por uma membrana externa, espaço intermembranas e cristas mitocondriais.
Os cristais mitocondriais possuem a capacidade de elevar o número de enzimas, mas sem alterar o tamanho da mitocôndria. Na matriz mitocondrial, pode-se encontrar também DNA, RNA e ribossomos.
Devido a teoria de Endossimbiose, as mitocôndrias e cloroplastos possuem características típicas de bactérias:
- As mitocôndrias e os cloroplastos são organelas com dupla membrana envolta, o que ocorre com as bactérias e as cianobactérias.
- Na membrana interna das bactérias encontram-se as enzimas respiratórias (nos mesossomos), à semelhança do que ocorre com as mitocôndrias (as enzimas respiratórias localizam-se nas cristas mitocondriais);
- Os ribossomos das mitocôndrias e dos cloroplastos são muito semelhantes aos dos procariotos (70s);
- Mitocôndrias e cloroplastos são capazes de produzir parte de suas proteínas (enzimas), independentemente do material genético nuclear.
- Mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA próprio e capacidade de autoduplicação. O DNA mitocondrial é herdado apenas maternalmente passando para os filhos tanto homens quanto mulheres.
OBS: Doenças mitocondriais são transmitidas de mãe para filho
Se uma mulher for afetada por uma doença mitocondrial, existe um risco muito grande de ela transmitir essa doença para sua prole – que será mais ou menos afetada, dependendo do número de mitocôndrias defeituosas presentes no óvulo herdado da mãe. Já os descendentes de homens afetados não correm esse risco, porque praticamente não existem mitocôndrias nos espermatozoides.
RESPIRAÇÃO CELULAR:
É a produção de energia a partir do consumo de glicose + Oxigênio gerando gás carbônico + água + energia. Essa energia é utilizada na produção da principal moeda energética da célula ATP.
Para que se possa retirar energia das ligações químicas de uma substância, é necessário que as moléculas com oxigênio reajam. Esse processo recebe o nome de combustão. Há