mitocondrias
MITOCÔNDRIA
Organela celular responsável pela respiração celular. Utiliza-se de oxigênio e glicose e os converte em energia - ATP, que devolve para a célula.
A energia produzida é química e é usada em reações bioquímicas que gastam enegia.
A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células do sistema nervoso (na extremidade dos axiomas), do coração, por exemplo, pois apresentam maior gasto de energia. MITOCÔNDRIA
O seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica de cada uma, indo de quinhentas a mil ou até dez mil por célula.
MITOCÔNDRIA
Apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades - cristas mitocondriais.
A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomas e DNA mitocondrial, de forma circular,
Estas são necessárias no processo de produção de ATP, ou seja, necessários para que a respiração celular ocorra.
MITOCÔNDRIA
Grego mito: filamento e chondrion: grânulo
Estão presentes no citoplasma das células eucarióticas
Geralmente, são estruturas cilíndricas com aproximadamente 0,5micrômetros de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. Uma célula hepática normal pode conter de 1.000 a 1.600 mitocôndrias, enquanto alguns ovócitos podem conter até 300.000.
São organelas notavelmente móveis e plásticas, mudando constantemente suas formas e mesmo fundindo-se umas com as outras e se separando novamente. MITOCÔNDRIA
Apresenta:
Matriz: contêm uma mistura altamente concentrada de centenas de enzimas necessárias à respiração celular, contêm também várias cópias do DNA mitocondrial, ribossomos mitocondriais essenciais, RNAt, e várias enzimas requeridas para expressão dos genes mitocondriais.
Membrana Interna: altamente especializada e mais fina que se dobra formando