Mitoc Ndrias
Estrutura
Possuem duas membranas:
Membrana externa: Lisa e permeável. Está em contato direto com o citoplasma.
Membrana interna: É disposta em cristas (pregas) que aumentam significativamente a área de superfície da membrana, elevando sua capacidade de produzir ATP. Semipermeável. Rica no fosfolipídio cardiolipina, o que torna a membrana impermeável a íons.
Espaço intermembrana: Quimicamente equivalente ao citosol, líquido que preenche o citoplasma. Contém enzimas importantes, como o citocromo c.
Matriz: Contém todas as enzimas necessárias ao Ciclo de Krebs. Possui cópias do DNA mitocondrial, RNA e ribossomos. Por possuírem DNA próprio, as mitocôndrias fazem autoduplicação.
Funções
As mitocôndrias podem ser comparadas a geradores de energia móveis, uma vez que migram de uma área da célula a outra para suprir a energia necessária. Como uma de suas funções é gerar ATP, elas são mais numerosas nas células que utilizam grandes quantidades de energia, como as células musculares estriadas (esqueléticas e cardíacas).
Respiração celular e fornecimento de energia em forma de ATP (Trifosfato de Adenosina):
A respiração aeróbia, composta por três etapas – Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória – tem grande parte de seu ciclo ocorrendo dentro das mitocôndrias.
A primeira etapa, a Glicólise, ocorre no citoplasma. O Ciclo de Krebs acontece na matriz mitocondrial, e a Cadeia Respiratória (Fosforilação Oxidativa), nas cristas mitocondriais.
O processo consiste na oxidação de açúcares simples, ácidos graxos e aminoácidos, provenientes dos alimentos, pelo oxigênio molecular. Ao final do ciclo, a partir de uma molécula de glicose forma-se CO2, H2O e energia livre, armazenada em 38 moléculas de ATP, derivado da fosforilação do ADP.
DNA mitocondrial
É formado por uma cadeia circular semelhante à das bactérias.
O DNA mitocondrial se difere do material genético do núcleo celular pelo tipo de herança, que é exclusivamente materna. A herança do DNA mitocondrial é