Mito
Siga os modelos da questão 01 e 02 que fiz.
Questão 01: Identifique:
Que pergunta Saramago se fez? Estamos todos cegos?
O que ele se respondeu? Mas nós estamos realmente, todos cegos.
A que tipo de cegueira Saramago se refere? Cegos da razão, cegos da sensualidade, cegos enfim, de tudo aquilo que faz de nós não um ser razoavelmente.
Como se chama “isso” que Saramago estava fazendo? Filosofar.
Estava num restaurante em Lisboa e estava sozinho até, e de repente pensei (...) estamos todos cegos? Depois, praticamente no segundo seguinte, (estava a responder) eu respondi a esta pergunta que tinha feito. Mas nós estamos realmente, todos cegos. Cegos da nossa própria (...). Cegos da razão, cegos da sensualidade, cegos enfim, de tudo aquilo que faz de nós não um ser razoavelmente
Questão 02 – Que tipo de ser nós somos na realidade?
Funcional no sentido da relação humana. Mas, ao contrário, um ser agressivo, um ser egoísta, um ser violento. Enfim, isso é o que nós somos. E o espetáculo que o mundo nos oferece é possivelmente este.
Questão 03: Qual é o espetáculo que o mundo nos oferece?
Um mundo de desigualdade. Um mundo de sofrimento sem justificação e com explicação. Podemos explicar o que se passa. Mas não tem justificação.
Questão 04: Que relação a nossa realidade atual tem com o Mito da Caverna de Platão?
O que eu acho é que nós nunca vivemos tanto na caverna de Platão como hoje. Hoje é que estamos a viver de fato, na Caverna de Platão.
Porque as próprias imagens que nos mostram a realidade, são (?) uma maneira de substituir a realidade. Nós estamos no mundo a que chamamos o mundo audiovisual. Nós estamos (...) a repetir a situação das pessoas aprisionadas ou atadas na Caverna do Platão, olhando em frente, vendo sombras e acreditando que essas sombras são a realidade. Foi preciso passassem todos esses séculos para que a Caverna do Platão aparecesse,