Mito x Filosofia
MITOLOGIA
A Mitodologia vem da grécia antiga e relaciona-se a um conjunto de fábulas passadas oralmente de geração para geração, no intuito de explicar a origem e a função das coisas.
A concepção de justiça na mitodologia surgiu a partir das idéias relatadas por Homero e Hesíodo que foram uns dos responsáveis da propagação dos mitos. Para os gregos a deusa Têmis era o símbolo de justiça, pois falava com os homens através de oráculos (locais onde as pessoas buscavam respostas divinas acerca do futuro), sendo considerada a voz da terra. No mito as penas eram impostas pelos deuses como: sacrifícios de morte (crianças, guerreiros, virgens etc.), casamentos, entre outros. No século XVI artistas alemães construíram uma estatua simbolizando a deusa Têmis, sendo da seguinte forma: Na sua mão direita uma espada (poder exercido da justiça), enquanto que na mão esquerda sustenta uma balança (simbolizando o equilíbrio entre as partes envolvidas em relação ao direito), possuindo também uma venda em seus olhos, simbolizando a imparcialidade da justiça e igualdade dos direitos. A deusa Têmis foi conselheira de Zeus, logo após, tornou-se sua esposa, onde teve uma filha chamada de Deusa Diké que propunha o respeito às nomos (lei) e a justiça (dar a cada um o que é seu por direito).
FILOSOFIA DO DIREITO
Filosofia é a arte de descobrir a verdade sobre todas as coisas; filosofia é questionar; é querer saber o porquê disso e daquilo e como surgiu; filosofia é querer a mudança e não aceitar as coisas como estão; filosofia é a reflexão em todos os setores da indagação humana. Como já disse, filosofia é a arte da indagação, do descobrir e a Jusfilofia faz bem este papel, porém, voltada para as normas jurídicas. O homem passa por uma transformação e não aceita mais as penas impostas pelos Deuses, buscando algo mais racional e justo criando suas próprias leis, onde todos devem segui-lás vivendo assim, numa sociedade mais justa.