Mito e Filosofia
Pagina 24:
1 - Gramsci afirma que "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo".
Então, o que cada um de nós tem em comum com o filósofo? E em que dele nos distinguimos? Converse com seus colegas para identificar quais tem sido suas principais "questões filosóficas".
R: Essa resposta é pessoal, formule a sua própria.
2 - Explique o que Edmund Husserl quis dizer com a ambiguidade segundo a qual ele "sabe" e, ao mesmo tempo, "não sabe" o que é filosofia.
R: Quanto mais ele sabe menos ele sabe, por que a filosofia não constitui uma doutrina, um saber acabado ou seja a filosofia pressupõe constante disponibilidade para a indagação, pois quanto mais você aprende mais você necessita do aprendizado.
3 - De acordo com o senso comum, radical significa brusca, violento ou inflexível, extremo. Explique por que não é esse o sentido que se atribuiu à - Filosofia quando a consideramos uma reflexão radical.
R: O filosofo brasileiro Dermeval Saviani conceituou a filosofia como uma reflexão radical rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta.
A filosofia é radical não no sentido corriqueiro de ser inflexível, ela é radical por que busca explicitar os conceitos fundamentais em todos os campos do pensar e do agir.
4 - A partir do que você estudou sobre Sócrates, responda:
a - O que significa a máxima socrática "Só sei que nada sei"? Ela se refere a Sócrates ou a própria filosofia? Como?
R: Ele falou não só a si mesmo mas também as outras pessoas, demonstrando que por mais que se busque a resposta, sempre haverá outra pergunta. Dessa forma, o mais sábio de todos os homens nunca saberá tudo.
b - Em que consiste o método socrático? Explique
R: O método socrático consiste em uma técnica de investigação filosófica feita em dialogo que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores.
O interessante nesse método é que nem sempre