Mito ou Verdade?
Alice
Pereira
Ana Lucia Silva de Moraes
Bruna Lima Araújo
Carla Silveira de Lima Amorim
Danielle Marcondes Faria
Tainara de Oliveira
MITO
Certamente sua mãe já lhe disse: não engole o chiclete pois ele vai ficar no seu estômago por muito tempo.
Bem, ela está um pouco certa. O chiclete vai ficar no seu estômago sim, mas por no máximo, alguns dias, jamais anos a fio. Geralmente, a goma é feita de três componentes essenciais: aromatizantes, adoçantes e amaciantes, e o nosso corpo consegue destruir todos eles. Uma vez engolido, o chiclete segue o mesmo caminho de qualquer alimento: depois de ser considerada inútil pelo nosso sistema digestivo, a goma é expelida naturalmente.
VERDADE
Aposto que você já ouviu sua mãe ou sua avó dizer que comer e entrar na piscina ou no mar dava congestão.
Acontece que durante a digestão, a circulação sanguínea do aparelho digestivo é mais intensa, e se entrarmos na piscina ou no mar, esse mesmo sangue que deveria cumprir tal função, vai para o tecido epitelial para manter o corpo aquecido. Tomar longos banhos quentes também não faz muito bem, pois dilata os vasos sanguíneos e desvia o sangue do estômago para outras partes do corpo. Todo e qualquer esforço físico após as refeições prejudicam o aparelho digestivo, isso vale para correr, nadar e até mesmo fazer sexo!
MITO
O chiclete com açúcar aumenta o risco de cáries, porém os que não contém açúcar ajudam a prevenir as cáries.
Escovar os dentes não pode ser substituído por mascar gomas, apenas. Se o adoçante for de xilitol é melhor ainda. Há estudos que comprovam que ele extermina as bactérias causadoras da doença cárie (para a ação
"limpante" deve-se continuar mascando em torno de
40min depois que ele perde o adocicado). Os dentistas ressaltam que é ideal substituir o chiclete por uma maçã, mas que em hipótese nenhuma deve-se deixar de escovar os dentes.
MITO
A água é maravilhosa para